
É possível fazer a viagem dos seus sonhos, se escolher um destino original e incomparável. Por isso, viajar para os Emirados Árabes Unidos é uma excelente opção para desfrutar de uma experiência incrível. Nós da Intermundial preparamos esse post com as melhores recomendações para que sua viagem aos Emirados Árabes seja perfeita.
Mas antes de começar a sua aventura, o nosso conselho é que faça um seguro de viagem completo connosco. Lembre-se de que nos Emirados Árabes Unidos não terá cobertura de saúde e terá de pagar por quaisquer despesas relacionadas, pelo que o seguro pode protegê-lo em todos os momentos, para que possa viver uma experiência totalmente única.
Porque é que viajar para os Emirados Árabes Unidos se tornou uma tendência?
Este destino tornou-se recentemente um dos principais destinos na lista de viagens de muitos viajantes. Alguns dos locais mais emblemáticos são mencionados por muitos, como o Dubai ou Abu Dhabi, mas há muito mais para ver nesta nação.
Situados no Sudeste Asiático, os EAU fazem fronteira com o Golfo de Omã e o Golfo Pérsico e cobrem uma área de 83 600 km². Parte do seu atrativo, e algo que precisa de saber antes de viajar para os EAU, é o facto de serem constituídos por sete emirados (Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ras Al Khaimah, Umm Al Quwain, Fujairah e Ajman), cada um com o seu próprio encanto único que merece ser descoberto.
Todo o esplendor dos Emirados é certamente impressionante, sobretudo se pensarmos que há cerca de 50 anos não era nada comparado com o que é hoje. Embora grande parte do território continue a ser desértico, as suas cidades são verdadeiros oásis de vida, de desenvolvimento de vanguarda e de uma cultura de brilho e glamour, fruto das receitas do petróleo.
Informações essenciais antes de viajar para os EAU
Há alguns aspectos que deve ter em conta na logística da sua viagem e que vamos partilhar consigo para que possa planear a sua viagem de forma mais organizada.
O que é necessário para viajar para os Emirados Árabes Unidos?
Se já decidiu que este é o ano para visitar os Emirados Árabes Unidos, então preparar a sua documentação será muito importante. Neste sentido, a entrada no país não será muito complicada se tiver o seu passaporte com uma validade de pelo menos seis meses a partir da data de entrada.
E no que respeita aos vistos, os cidadãos europeus estão com sorte. Os viajantes não precisam de pedir um visto primeiro; em vez disso, receberão um visto de entradas múltiplas carimbado no seu passaporte. Este visto é válido por seis meses a contar da data de emissão e permite uma estadia total até 90 dias.
Pode encontrar mais informações no sítio Web oficial da Emitates.com e consultar a lista de países que não necessitam de visto, bem como outras informações úteis.
Melhor altura para viajar para os Emirados Árabes Unidos
Quando falamos da melhor altura para visitar os Emirados Árabes Unidos, podemos dizer que é possível visitar durante todo o ano. Mas, uma coisa que é importante ter em mente é o clima, e mais especificamente a temperatura da estação.
Nesta parte do mundo não existe uma estação chuvosa propriamente dita, mas, algo fundamental para o viajante são as temperaturas que podem atingir mais de 45°C no verão, especialmente nos meses de julho e agosto.
Assim, é melhor planear a sua viagem entre outubro e abril para desfrutar das temperaturas mais agradáveis, que podem atingir cerca de 20 graus Celsius e permitir todo o tipo de actividades ao ar livre, o que faz parte da atração dos Emirados.
Um último conselho é tentar não coincidir a sua visita com o Ramadão (a época mais sagrada), a menos que esteja bem preparado e queira viver a cultura local, mesmo como turista. Para os muçulmanos, este período impõe certas limitações às actividades e ao consumo de alimentos durante o dia, o que poderá descontrolar o seu programa de viagem. A data do Ramadão varia, mas situa-se geralmente entre março e abril de cada ano.
Moedas e métodos de pagamento
Nos Emirados Árabes Unidos, paga-se em dirhams dos Emirados (AED), que podem ser obtidos nas casas de câmbio ou nos bancos. No entanto, embora seja sempre aconselhável ter algum dinheiro para pequenas compras, como nos mercados de rua, não há nada melhor do que fazer as suas compras e pagamentos com cartões de crédito. Os cartões de crédito são amplamente aceites nos centros comerciais e restaurantes e pode mesmo aceder à extensa rede de caixas automáticas disponíveis para reabastecer de dinheiro, se necessário.

Comunicar com os habitantes locais quando se viaja para os EAU
Algo que enriquece muito as suas aventuras é poder partilhar com o cidadão comum algumas palavras-chave e informações para se deslocar e realizar as suas diferentes actividades. Nos Emirados Árabes Unidos, no entanto, isso pode ser um desafio, pois a língua oficial é o árabe. No entanto, para o pessoal de atendimento ao cliente e de hotelaria, isso não será uma limitação, porque o inglês é amplamente falado por eles.
Como bom viajante, quererá certamente aprender algumas palavras básicas que o ajudarão durante as suas férias nos Emirados Árabes Unidos. Eis algumas para utilizar assim que chegar ao país:
- Olá (informal): Marhaban. / Olá (formal): Ahsalamu aelaicum. E para responder à saudação usa-se a mesma expressão, mas trocando as palavras, ou seja, Aelaicum ahsalamu.
- Bom dia: Sabahj Oljair
- Buon pomeriggio: Masá Oljair
- Boa noite: Laila saida
- Adiós: Wada’an
- Sí: Naam
- Não: La
- Obrigado: Shukran.
- Podem ajudar-me?: ‘Ahtaj musaeada
- Quanto é que custa?: Kam zaman?
- Saúde!: Sihhah
- Desfrute da sua refeição: Shahiat tayiba
Como se deslocar nos Emirados Árabes Unidos
Se está preocupado com a deslocação neste grande território, com cerca de 83 600 km² e em grande parte desértico, não se preocupe! Lembre-se de que estamos a falar de um país repleto de inovações tecnológicas, com sistemas de transporte bem desenvolvidos e estradas em excelente estado, o que tornará todos os seus transportes muito fáceis e divertidos.
Então, que meios utiliza para tornar todas as suas aventuras realidade? Escolha: de metro no Dubai, da extensa rede de autocarros que cobre todo o território e que oferece um serviço exclusivo para mulheres, de táxi, que é muito económico e seguro e que também oferece um serviço exclusivo para mulheres.
E há muito mais, como viajar de avião ou por água com as muitas alternativas de ferries, táxis aquáticos ou barcos. Basta informar-se junto do seu hotel ou do serviço de informações para saber como adquirir os seus bilhetes ou comprar um cartão inteligente Nol recarregável, que é o cartão utilizado para pagar os transportes públicos.
Dicas de viagem para os Emirados Árabes Unidos
É possível desfrutar das maravilhas dos Emirados Árabes Unidos e, apesar de ser um país com um nível de vida elevado e algo ostensivo, a sua viagem não tem de significar um duro golpe para a sua carteira. A recomendação é fazer um plano que lhe permita organizar as suas despesas e ter acesso a tudo o que deseja, ao seu próprio ritmo.
O que deve ter em conta é que os Emirados Árabes Unidos são um país muçulmano regido por certas regras e padrões religiosos e culturais que nunca deve ultrapassar. Neste sentido, lembre-se que todo o território é adequado para a sua visita, mas é verdade que há destinos, como o Dubai, que são mais internacionais e flexíveis, especialmente nas zonas mais comerciais e turísticas.
Tendo isto como premissa, que aspectos são fundamentais quando se viaja para os Emirados Árabes Unidos? Vejamos:
Atenção à segurança em geral e das mulheres
Se há uma coisa que os visitantes dos EAU admiram é a quase inexistente taxa de criminalidade, o que faz deste um dos países mais seguros para visitar. Os pequenos incidentes que vemos noutros locais, como carteiristas ou crimes violentos, podem ser considerados nulos em qualquer altura, mesmo à noite.
No que diz respeito às mulheres, há sempre preocupações quanto à sua segurança quando viajam para estes destinos, especialmente se viajarem sozinhas. A este respeito, saiba que existem muitas zonas reservadas às mulheres, como nos transportes públicos ou nas zonas comerciais, onde elas se podem sentir confortáveis.
Em termos de vestuário, embora em zonas como o Dubai haja uma maior flexibilidade no que diz respeito ao vestuário, dada a presença constante de estrangeiros, é sempre aconselhável vestir-se de forma modesta, respeitando a cultura local. Não é necessário cobrir o cabelo, mas é bom ter um lenço, pashmina ou cachecol para cobrir os ombros ou a cabeça em sítios específicos e até para se proteger do vento ou do sol.
Um último conselho é fazer um seguro de viagem para a sua deslocação aos EAU, de modo a ter um aliado em caso de necessidade.
Cuidado com o consumo de álcool
O consumo de bebidas alcoólicas é outra questão a ter em conta e, embora seja possível, está restringido a estabelecimentos especializados, como os restaurantes. Na rua e em locais públicos, o consumo livre é proibido e a compra de bebidas alcoólicas é muito mais difícil, a menos que se tenha uma licença.
Demonstrações públicas de afeto
Um último conselho quando se viaja para os EAU diz respeito às demonstrações de afeto entre parceiros. Como já referimos, estamos numa nação muçulmana que tem uma posição específica sobre certos aspectos da vida.
Neste sentido, os casais devem evitar beijar-se em público, pois é algo que é mal visto na cultura muçulmana. Dar as mãos é permitido, mas espera-se que se limite aos casais casados. E, para a comunidade LGBTQ+, esta norma não só se mantém, como se intensifica, com algumas acções que são comuns e quotidianas no Ocidente a serem preferencialmente limitadas nos EAU.
Actividades a não perder nos Emirados Árabes Unidos
Eis algumas das actividades que deve realizar durante a sua viagem:
Aventuras no deserto
Há um ditado que diz: "Onde fores, faz como vires" e se estiveres num país que é mais de 90% deserto, uma visita ao deserto é obrigatória. Por isso, uma coisa que não deve perder é embarcar num safari no deserto e ir até às dunas douradas que rodeiam o Dubai e Abu Dhabi.
Para uma aventura mais intensa, o melhor é fazê-lo em carros 4x4 sobre os montes de areia. Mas se procura um passeio mais calmo e original, opte por um passeio de camelo. Como pode melhorar a experiência? Passar uma noite sob as estrelas numa tenda tradicional beduína.

Tocar o céu no Burj Khalifa
Outra visita obrigatória quando se viaja para os Emirados Árabes Unidos é subir ao topo do Burj Khalifa ou Dubai Tower, o arranha-céus mais alto do mundo. Quer desfrutar de vistas panorâmicas de cortar a respiração sobre a costa do Golfo Pérsico e o vasto deserto? É isso mesmo que pode fazer subindo a este edifício, que é o mais alto do mundo neste momento.
Tour de compras
Se fazer compras é a sua obsessão, não há melhor lugar para o fazer do que nos Emirados Árabes Unidos. Não estamos a falar apenas dos centros comerciais, onde encontrará marcas e designers conhecidos e os produtos mais recentes, estamos a falar das compras nos mercados e souks especializados, onde poderá regatear como os locais no que toca a tecidos, especiarias e até ouro.
Estas são apenas três sugestões muito comerciais, por assim dizer, mas estamos numa terra com 6000 anos que combina na perfeição história antiga e moderna. Sem dúvida que será necessária mais do que uma visita a esta nação que tem tudo para se tornar o seu novo refúgio quando quiser experimentar algo verdadeiramente diferente do que o Ocidente tem para oferecer.
Viajar sempre em segurança com a Intermundial
Como viu, os EAU são um país que vai gostar de descobrir, com lugares únicos no mundo e um enorme salto tecnológico. Mas tenha em conta o seguinte: faça um bom seguro de viagem antes de partir para o país. Este seguro cobre-o em várias situações, desde a perda de uma reserva devido a atrasos na viagem até à necessidade de cancelar a viagem por motivos pessoais à última hora.
Tenha uma experiência incrível com a Intermundial!
Il blog di Intermundial
Como somos especialistas em seguros de viagem desde 1994, sabemos que viajar é muito mais do que chegar ao destino, é a experiência de aproveitar a viagem. Nosso objetivo é protegê-lo sempre para que suas aventuras sejam repletas de experiências únicas e inesquecíveis. É por isso que escrevemos este blog e oferecemos-lhe o seguro certo para cada viagem.
Conheça todos os nossos seguros

