
O Portão de Brandenburgo, o desfiladeiro de Partnach, as cascatas de Triberg na Floresta Negra ou fazer um passeio por cidades emblemáticas como Munique ou Dresden. Todas essas são parte das atrações para se ter em mente ao viajar pela Alemanha. Nós da Intermundial preparamos esse post com as melhores dicas para viajar para o país da Baviera e viver uma experiência única.
No entanto, antes de fazer as malas e reservar a sua estadia, é importante tomar algumas medidas para desfrutar de uma estadia perfeita, como a subscrição de um seguro de viagem. Este pode protegê-lo em diferentes situações, desde a necessidade de cuidados médicos de emergência, até ao extravio da sua bagagem e ao pagamento de despesas básicas ou, finalmente, ao cancelamento da sua viagem por motivos pessoais.
Dicas para viajar na Alemanha
A Alemanha é um Destinos que vale a pena visitar. A quarta maior economia do mundo tem uma história que levará uma vida inteira a conhecer e uma capital que caminha em direção ao futuro sem abandonar a sua essência cultural. Se quiser desfrutar plenamente deste país cheio de peculiaridades, com normas sociais ligeiramente diferentes e alguns estereótipos clássicos, algumas dicas para viajar na Alemanha são uma boa ideia. Vamos a isso:
1. O acesso ao seu território é fácil se for cidadão europeu.
Uma das grandes vantagens de viajar na Alemanha é o facto de não ser necessário visto para entrar no país. Os cidadãos europeus podem entrar com um bilhete de identidade válido. A duração da estadia, tal como em muitos países da UE, é de três meses, 90 dias, sem necessidade de qualquer autorização adicional.
2. Segurança interna
Embora o país seja, de um modo geral, bastante seguro, é fundamental manter os seus objectos pessoais e documentos bem protegidos, devido à possibilidade de furto que pode ocorrer em locais com muita gente, turísticos ou com grande movimento histórico. Por isso, mantenha os seus pertences perto de si, em sacos fechados ou pochetes, que são uma forma eficaz de ter o que precisa à mão sem correr riscos.
3. Saúde e medidas preventivas
Neste domínio, a Alemanha dispõe de um sistema de saúde muito bom. Os viajantes europeus podem aceder aos serviços básicos com o seu cartão de saúde. E, no que diz respeito às vacinas, nenhuma é vital para entrar e viajar pelos vários Destinoss. No entanto, nas zonas mais selvagens, as carraças podem ser um problema e é necessário tomar as medidas necessárias para evitar as picadas, como o uso de vestuário adequado.
4. Fazer um seguro de viagem
Tendo em conta estes dois aspectos de segurança e saúde, um conselho fundamental quando se viaja na Alemanha é fazer um seguro de viagem. Se tiver uma má experiência, como perder a bagagem ou os documentos, ser vítima de roubo ou ficar doente, nada melhor do que um seguro de viagem para o tranquilizar e saber que tem uma mão amiga longe de casa.
5. Moeda e pagamentos
Outra grande vantagem de viajar na Alemanha é o facto de o euro ter curso legal, pelo que poderá efetuar pagamentos ou levantar dinheiro nas caixas automáticas sem qualquer problema. Nas compras, os cartões são amplamente aceites, mas se levar dinheiro consigo, este também é muito bem-vindo em muitos locais.

6. Melhor altura para viajar na Alemanha
Quando decidir que a Alemanha é o Destinos ideal para si, terá de escolher a melhor altura do ano para viajar. Bem, qualquer altura do ano é perfeita, dependendo dos seus gostos e objectivos. Vejamos três alturas-chave para decidir:
- Época alta (verão): Se a sua oportunidade de viajar coincidir com a época de férias de muitos turistas, ou seja, entre o final da primavera e o meio do verão (maio a setembro), poderá desfrutar de um dos melhores climas do país. Ideal para actividades ao ar livre e perfeito para assistir a eventos animados como o Lollapalooza Berlim. No entanto, tenha em conta que esta é a estação do ano com maior afluência de pessoas, preços mais elevados e os típicos problemas com alojamento e atracções com horários limitados que exigem mais planeamento e reservas.
- Época média (primavera e outono): Os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro são considerados as épocas em que, embora haja um afluxo de turistas, não afectam muito a experiência de viagem. As vantagens desta altura do ano para viajar na Alemanha incluem melhores preços, clima agradável e eventos festivos como a Oktoberfest ou o evento de salsichas e vinhos Wurstmarkt em Bad Dürkheim. As desvantagens? Poderá encontrar algumas atracções turísticas com horários de abertura limitados, mas a Alemanha continua a estar no seu melhor nesta época.
- Época baixa (inverno): Se quiser apreciar os primeiros flocos de neve e despedir-se do ano na Alemanha, de novembro a março pode fazê-lo sem ter de enfrentar as típicas multidões. Esta é uma altura mágica para viajar na Alemanha. As vantagens desta época são muitas, como preços mais baixos, visitar os mercados de Natal, praticar vários desportos de inverno ou esperar pela chegada de fevereiro para participar no melhor da Berlinale, um dos festivais de cinema mais importantes do mundo. Claro que, se esta é a altura em que decidiu fazer a sua viagem, lembre-se de se preparar para o tempo frio, tenha em atenção que algumas atracções turísticas podem estar fechadas perto do Ano Novo e que os dias podem ser muito mais curtos. De resto, nada melhor do que aproveitar as festividades com São Nicolau ou com o tradicional Ruprecht, também conhecido como Krampus.
7. A utilização de bicicletas
Chegamos agora a um aspeto muito importante da viagem na Alemanha, que é a forma de se deslocar no país. Um aspeto que deve ter em conta é que, no dia a dia, a bicicleta pode ser o seu melhor aliado.
A Alemanha é um país amigo das bicicletas. Em todo o país, encontrará muitas pistas dedicadas às bicicletas, tanto nas cidades como ao longo de ciclovias populares nas zonas regionais.
Dependendo do facto de viajar sozinho, com um parceiro ou com a família, verá que os esquemas de partilha de bicicletas são comuns e, em algumas cidades, poderá até encontrar bicicletas especialmente concebidas para viajar com crianças.
8. Outras opções para se deslocar na Alemanha
É claro que não vai querer fazer toda a sua viagem de bicicleta, por isso terá muito por onde escolher quando se trata de se deslocar no país. Pode deslocar-se de comboio (comboios regionais ou de alta velocidade que ligam as principais cidades), de autocarro (uma rede muito eficiente e económica) ou de carro alugado.
Se decidir viajar pela Alemanha de carro particular, verá que é muito simples, só precisa de escolher o tipo de carro, a quilometragem que espera consumir (ilimitada é uma boa escolha), fazer o pagamento e já está. Lembre-se de que só precisa da sua carta de condução e está pronto para percorrer a Alemanha à sua vontade.

9. Como comunicar com os alemães?
Vamos falar de algo muito importante quando se viaja: a comunicação. A primeira coisa a ter em conta é que o alemão é a língua oficial do país e, sim, pode ser um pouco complicado se nunca tiver tido contacto com um falante de alemão.
Mas não se preocupe! A recomendação é aprender algumas frases básicas na língua, como as que sugerimos abaixo:
- Guten Tag: Bom dia!
- Hallo: Olá!
- Guten Morgen: Bom dia (quando se vê uma pessoa pela primeira vez durante o dia).
- Guten Abend: Boa noite!
- Tschüss: Adeus (termo mais informal)
- Auf Wiedersehen: Despedida (para despedidas mais formais)
- Wie geht es dir: Como estás?
- Muito bem, ótimo! Und Ihnen?: Muito bem, obrigado! E tu?
- Ja: Sim
- Nein: Não
- Rechts: À direita
- Ligações: À esquerda
Com estas e outras frases para usar em hotéis ou restaurantes, pode sobreviver aos seus primeiros dias na Alemanha. E para além disso? O inglês pode ser a alternativa para fazer compras e obter informações. Muitos dos jovens, bem como os serviços de saúde, falam bem inglês para poderem ajudar os turistas.
10. Internet e conetividade quando se viaja na Alemanha
A última coisa que quer nesta viagem é ficar isolado do resto do mundo ou sem contacto com os seus entes queridos. Por isso, quando viajar para a Alemanha, é importante ter a certeza da sua ligação para poder fazer chamadas, consultar as suas redes ou o seu correio eletrónico e aceder a mapas que o guiem pela região.
A primeira opção é ligar-se à rede de roaming da sua companhia telefónica e já está. No entanto, se isto for um pouco caro ou se não estiver totalmente convencido, a alternativa é comprar o seu cartão SIM ou eSIM na Alemanha.
Estas são, sem dúvida, as alternativas mais recomendadas se vai passar algum tempo lá, vai viajar pelo país e quer estar sempre bem ligado. Lembre-se de ter cuidado com as redes públicas se as utilizar, neste sentido é melhor optar por uma VPN que proteja os seus dados em todos os momentos.
11. Quais são as receitas mais famosas para experimentar na Alemanha?
Viajar é mergulhar na cultura e nos sabores de um país. Na Alemanha, os visitantes poderão saborear diferentes pratos que tornarão a sua estadia num momento suculento. Entre os pratos que deve experimentar, recomendamos:
- Salsichas (Wurst): A Alemanha orgulha-se da sua rica tradição culinária, da qual as salsichas são uma parte importante. Com mais de 1.500 variedades, esta salsicha tornou-se um símbolo nacional. Cada região tem as suas próprias especialidades, desde a emblemática Currywurst de Berlim, com o seu toque picante e fumado, até à delicada Weißwurst de Munique, aromatizada com especiarias e servida como um delicioso petisco.
- Schweinebraten: Esta apresentação majestosa de carne de porco assada é um dos pratos nacionais da Alemanha. Este banquete de carne consiste em pedaços selecionados de carne de porco do pescoço, dorso, espádua ou presunto, cuidadosamente assados e estufados até à perfeição.
- Chucrute: O chucrute é uma apresentação de repolho fermentado finamente picado que conquista o paladar, com uma história fascinante que transcende as fronteiras nacionais. Este prato saboroso fornece uma grande quantidade de probióticos que promovem a saúde. É também um acompanhamento perfeito para vários pratos e saladas, enriquecendo a experiência culinária.
- Pãezinhos de Berlim: Os pãezinhos de Berlim são belos pãezinhos redondos recheados com creme ou compota. São um clássico da pastelaria alemã com um sabor suave, com notas de limão e baunilha.
- Floresta Negra: Para os apreciadores de doces, a Floresta Negra é um ponto de passagem obrigatório na sua viagem à Alemanha. Esta sobremesa emblemática, originária da região de Baden, conquistou paladares em todo o mundo e tornou-se uma das sobremesas mais populares da gastronomia alemã.
12. Locais a visitar na Alemanha
Conhecer as principais cidades da Alemanha é algo que certamente terá planeado no seu itinerário. No entanto, gostaríamos de o deixar com esta breve lista de alguns locais de interesse que deve incluir quando viajar pela Alemanha:
- Castelo de Neuschwanstein: Um castelo de conto de fadas que serviu de inspiração para o Castelo da Bela Adormecida da Disney.
- Muro de Berlim: Visite alguns dos vestígios e áreas demarcadas deste símbolo da Guerra Fria que se tornou uma atração turística popular.
- Porta de Brandemburgo: o monumento histórico de Berlim que representa a unidade alemã.
- Catedral de Colónia: Esta imponente catedral gótica é Património Mundial da UNESCO.
- Os Alpes da Baviera: a cadeia montanhosa mais alta da Alemanha, ideal para caminhadas, esqui e snowboard.
- Lago de Constança: o maior lago da Alemanha, ideal para a prática de desportos aquáticos e para relaxar nas suas margens.
13. Compromisso de reciclagem
Os alemães têm uma grande consciência ambiental. Por isso, na sua viagem, tenha em mente essa premissa de fazer o processo de depósito ou troca de garrafas e latas nos estabelecimentos comerciais. Tenha também cuidado ao deitar fora o lixo orgânico, procure sempre os locais autorizados para o fazer e contribua assim para a limpeza do país.

14. É necessário deixar uma gorjeta?
A cultura da gorjeta não está tão difundida no país. Assim, embora a gorjeta seja um sinal de apreço pelo bom serviço, não é considerada uma obrigação ou parte do dinheiro ganho pelos empregados de restaurantes ou bares.
15. Boa viagem
A última dica fundamental é aproveitar ao máximo a sua viagem. Neste sentido, devore o máximo que puder de cada Destinos, procure conversar com os locais, ao contrário do que algumas pessoas pensam, os alemães são muito prestáveis e simpáticos. Basta respeitar as regras locais e verá que pode fazer desta a aventura de uma vida.
Pronto para embarcar para a Alemanha este ano? Então não hesite em fazê-lo e leve consigo o seu fiel aliado, o seguro de viagem Totaltravel da Intermundial. Recorde-se que o Cartão Europeu de Saúde não garante cuidados médicos 100% gratuitos e fá-lo nas condições do país de Destinos. Ao contrário do seguro de viagem, não cobre centros privados, nem determinados tratamentos ou repatriamento. Com este seguro poderá ter uma viagem totalmente agradável, sem que nenhum imprevisto estrague a sua aventura.
Il blog di Intermundial
Como somos especialistas em seguros de viagem desde 1994, sabemos que viajar é muito mais do que chegar ao destino, é a experiência de aproveitar a viagem. Nosso objetivo é protegê-lo sempre para que suas aventuras sejam repletas de experiências únicas e inesquecíveis. É por isso que escrevemos este blog e oferecemos-lhe o seguro certo para cada viagem.
Conheça todos os nossos seguros

